Dança do Ventre ajuda na saúde e no emagrecimento?

A dança do ventre, assim como qualquer exercício físico, ou qualquer tipo de dança em geral, ajudam a perder peso. Para emagrecer a pessoa deve consumir menos do que o corpo tende a gastar. No caso da dança do ventre que possui movimentos mais focados na barriga e quadril, tende a modelar o corpo com o tempo de prática constante.

Além disso, de acordo com o site Livestrong.com, uma pessoa de mais ou menos 60 quilos queima 207 calorias com a prática de dança do ventre por uma hora. Ou seja, são em média 17 horas de dança para perder um quilo.


De acordo com a professora de dança do ventre do Instituto de Cultura Árabe-Brasileira (ICAB),  Jade Gajardone, mais conhecida como Jade Belly Dance, esta dança melhora a flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora, agilidade, percepção espacial e ainda promove a circulação sanguínea. Para ela, a dança do ventre trabalha a musculatura e a respiração, portanto ajuda também na postura. “Mulheres de todas as idades podem praticar, na verdade, eu encorajo todas”, diz ela.

Relato

A idosa, Eni Dutra, confirma o poder da dança do ventre na melhora de sua saúde. Ela passou por muitas cirurgias, teve câncer de mama e ainda sofre com problemas nos pés. Ela diz que a dança do ventre contribuiu muito na cicatrização e nas recuperações de tratamentos que passou. A dança também ajudou na flexibilidade das mãos e ombros de que ela carecia.



“Eu me encontrei na dança do ventre. São exercícios gostosos que unem mente e corpo. Essa dança motiva muito. Me sinto muito agradecida por poder fazer e poder ouvir as músicas árabes que são muito bonitas”, conta Eni.

 

Sobre a autora Thaís Betat

Thaís Betat escreveu 66 post neste site.

Jornalista, estudante de pós graduação em Gestão da Comunicação nas Organizações, criadora e escritora do site: https://www.thaisbetat.com

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *