10 dicas para o jovem conseguir o emprego dos sonhos

As dicas a seguir são do tipo que ninguém comenta, mas no fundo todos sabem que elas são importantes se quiser um emprego com um salário mais alto e de maior confiança.

O mundo do trabalho tem muitos preconceitos, assim como as pessoas em geral para qualquer tema da vida.



Quando se entende quais eles são e se adapta no que é possível para poder se encaixar consegue-se atingir o objetivo.

É fato que quando se é jovem, ainda mais os da Geração Y e Z que estão começando a entrar no mercado de trabalho agora, estão tendo algumas divergências de pensamento com as gerações anteriores.

Uma característica dessas gerações de jovens que vieram conectados e têm familiaridade com a internet e a tecnologia é a rapidez com que querem viver a vida. Eles querem trabalhar e serem reconhecidos, rapidamente. Querem fazer a diferença. E tem confiança no seu potencial.

Porém, é necessário começar “jogando o jogo deles” primeiro, ou seja, dos empregadores. A ideia é observar os conceitos que eles têm na cabeça que são já aceitos, e aproveitar para ressaltá-los em sua entrevista de emprego.


Dicas:

1) Use roupas formais, as mais adultas que possuir. Assim pensarão que é mais velho (isso é importante, afinal para eles, quanto mais velho, mais experiente e confiável).
2) Se for mulher, não use muita maquiagem na entrevista, deixe umas olheiras, ligeiramente, a mostra. Isso ressaltara ainda mais a imagem de séria e adulta. Por isso, a pele tem de estar bem feita, mas não perfeita. Também, é interessante que se use tons terrosos na maquiagem.
3) Fazer as unhas, use tons sóbrios ou básicos (francesinha ou só limpas, com base). Neste caso, para os homens, diria que aparar cutículas e hidratar as mãos.
4) Na fala, ativar o modo adulto, com palavras mais difíceis e mostrar o conhecimento quando lhe passarem a palavra. Gastar saliva demais sem ser chamado também não é bom.
5) Passar uma impressão de calmo e tranquilo costuma funcionar. Pense que se não for dessa vez será na próxima.
6) Antes de, propriamente, ir a entrevista, pesquise sobre a empresa e o trabalho que ela tem feito em sua área de atuação. Pense no que você poderia contribuir para o trabalho. Ter isso em mente, costuma agilizar suas explicações, além de mostrar conhecimento sobre a área.
7) Manter as suas redes sociais, relativamente, comportadas e ativas com publicações que condizem com o que quer trabalhar.
8) Não esqueça de sorrir!
9) Chegue cedo, pontualidade é sempre valorizada.
10) Analise seus pontos fortes de personalidade. Tenha em mente as características mais bem conceituadas no mundo do trabalho.

Ps. Essas dicas são voltadas, essencialmente, para jovens adultos e adolescentes.

Sobre a autora Thaís Betat

Thaís Betat escreveu 66 post neste site.

Jornalista, estudante de pós graduação em Gestão da Comunicação nas Organizações, criadora e escritora do site: https://www.thaisbetat.com

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *